quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Guris, entrem lá e se divirtam.

PAULO ROBERTO FALCÃO ZH 01/09
Divirtam-se

Quem me acompanha sabe que um dos mestres da minha carreira foi o técnico Nils Liedholm. Trabalhei com ele nos tempos da Roma. Sempre que vejo um time aflito pelo resultado, como parece ser o caso do Grêmio antes da partida decisiva desta noite contra o Guarani, lembro das palestras de Liedholm. Ele entrava no vestiário, ajeitava uma cadeira, sentava-se confortavelmente com as pernas estendidas, tendo os jogadores à frente, e explicava seu plano tático em detalhes, sempre com clareza. No fim, dava o recado final:

– Guris, entrem lá e se divirtam.

Era sua forma de fazer com que o time chegasse ao campo leve, descontraído, sem o peso excessivo que por vezes atrapalha tudo. Costumo citar Liedholm em momentos como o desta noite, quando um time importante como o do Grêmio está pressionado. É a hora em que uma mensagem como “entrem lá e se divirtam” tem um valor insuperável.

Futebol é, acima de tudo, a capacidade de divertir. Sei muito bem que a filosofia de homens como Liedholm é uma raridade nos dias atuais. O que mais se ouve são mensagens em linguagem bélica (“lutem, façam guerra, o bicho vai pegar”, por aí). É evidente que em um time pressionado desta maneira tudo vira drama, de um passe errado a um gol perdido.

O futebol se complementa com uma dose correta de seriedade e para isso servem os treinos da semana, mas fica muito melhor se incluir boa dose de alegria e leveza. Se estivesse no lugar do Renato esta noite, no momento em que as portas do vestiário fossem abertas diria aos jogadores:

– Guris, entrem lá e se divirtam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário