quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NEGÓCIOS DA COPA 2014

RádioCom/ Estado: Obras da Copa 2014 removem 4,5 mil famílias de casa em Porto AlegrePDFImprimirE-mail
Escrito por RádioCom
Qui, 17 de Fevereiro de 2011 06:50




Cerca de 4,5 mil famílias devem ser removidas das suas casas por causa das obras que a cidade de Porto Alegre-RS executa para receber a Copa do Mundo de 2014, como a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho e a duplicação de uma avenida para melhorar o acesso ao estádio Beira-Rio, onde vão acontecer os jogos na capital gaúcha.

No loteamento para onde estão sendo levados os moradores da área do aeroporto, a imprensa constatou casos de famílias que estão enfrentando dificuldades para pagar a parcela da casa, em torno de 6% da renda mensal familiar, além das contas de água e luz, que não existiam quando elas viviam em terrenos irregulares.
As mudanças não acontecem sem problemas.


De acordo com o jornalista da ABRAÇO-RS, Daniel Hammes, que concedeu entrevista hoje (17) no Contraponto vez uma análise da conjuntura. Na região próxima ao estádio Beira-Rio, a preocupação é quanto ao futuro endereço. Na última semana, cerca de 500 moradores dos bairros Cristal, Cruzeiro e Divisa, que serão afetados pela duplicação de uma avenida, têm protestado para cobrar informações da prefeitura. Eles cobram a apresentação do projeto de reassentamento para a área e pedem que a maioria das famílias fique na mesma região.


“Até agora, não nos apresentaram projeto, não saiu cadastro. Estão nos empurrando com a barriga desde novembro”, reclama Renato Maia, presidente da associação de moradores das vilas Cristal e Divisa, na região sul de Porto Alegre. Ali, pelo menos 1,8 mil famílias devem ser removidas para a duplicação da avenida Moab Caldas, que será acesso para o Beira-Rio. Outra remoção deve ocorrer em uma área próxima ao estádio, que será modernizado e terá hotel e estacionamentos no seu entorno. Cerca de 70 famílias devem ser retiradas do local. “Não queremos ir para longe. Têm pessoas que moram há mais de 50 anos aqui e vão ser removidas”, afirma Maia.


Na ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho deve ser deslocado pelo menos 2,5 mil famílias das vilas Dique e Nazaré. Já foram transferidas 434 famílias para um loteamento em construção no bairro Rubem Berta, zona norte da cidade.



Com informações Daniel Hammes-ABRAÇO-RS
Portal Ig
*Núcleo Popular de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário